21 de março – Dia Internacional de Luta Contra o Racismo

O dia internacional de luta contra o racismo foi criado há 23 anos em decorrência do massacre ocorrido em 1960, em Shaperville, quando 68 negros sul-africanos foram brutalmente assassinados, quando protestavam contra a chamada “Lei do Passe”, que transformava os negros em estrangeiros dentro de seu próprio país: todo negro passaria a ser obrigado a mostrar um “passe” que, evidentemente, não seria obrigatório aos demais cidadãos sul-africanos.

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.

15 Respostas

  1. iai candinho!! essa reportagem eu gostei muito,pois não suporto o racismo.Infelizmente agente vive em um mundo com muito preconceito racial,e temos que conviver com isso em nosso dia-a-dia.Gostaria que o mundo se conscientizasse e parasse com isso,pois todos são iguais Abraço

  2. Racismo é uma coisa pequena que pode fazer um estrago grande nas pessoas.
    Ainda bem que existe esse dia!

  3. Oi candinho, bom eu escolhi essa atualidade do racismo, porque eu particularmente odeio quem é racista, porque eu vejo as reportagem de como os negros eram discriminados, como não eram considerados humanos, e eu acho isso muito errado. então foi por isso que eu escolhi a matéria do racismo

  4. no mundo de hoje há muito preconceito, oque é péssimo para a sociedade,todos somos iguais, nao importa a cor nem a raça das pessoas bjo

  5. Cândinho , eu acho isso muito legal , e acho qe foi uma injustiça obrigar os negros a mostrar um “passe” . beijinhos .

  6. essa reportagem é muito legal! no mundo a muito preconceito.. não gosto disso pois somos todos iguais! bj

  7. Olá Candinho essa reportagem mostra o que vemos sofrendo desde épocas distintas,e, quero afirmar que o brasil é um país que ainda sofre com o racismo,pelo menos 45% da população brasileira é negra desses 45% pelo menos 20% sofrem com o racismo,se Deus quiser daqui uns 30 anos poderemos ter um mundo mais amigo,em que negros e brancos trabalhem,vivam e se respeitem,abraços Vinícius José do 6 b

  8. Eu acho que o racismo nao devia existir, pois todos nós somos iguais, ninguem é mais inteligente que ninguem,ninguem é superior ao outro.Espero que as pessoas reflitam melhor sobre esse assunto.
    Abraço
    Marina
    6 B

  9. eaw candinho
    gostei desse post,porque o brasil ainda é um pais racista, apesar de ter diminuido muito o racismo

  10. Sou totalmente contra o racismo!Acho que esse dia é para pararmos e refletirmos sobre o racismo.Esse dia é totalmente justo

  11. Oi tio Candinho, olha acho essa coisa de racismo uma burrice, porque só muda a cor da pele mais nada.
    Acho também as pessoas que tem racismo precisam fazer tratamento.Hoje em dia fala que racismo é uma coisa normal, mas para mim não é.
    Abraços de Amanda.

  12. Cândinho, é bom mesmo comentar sobre uma coisa que está tão presente na sociedade hoje em dia, mas que é de muita falta de respeito. Hoje em dia algumas pessoas não levam mais em consideração que todos nós somos ”irmãos” uns dos outros e devemos nos tratar como gostaríamos que fossemos tratados, então acabam ocorrendo esses desentendimentos.

  13. Oi Candinho, muito legal esse post, é muito bom pararmos para pensar que todos somos iguais, sem diferença de cores, infelizmente muita gente não pensa assim. Tomara que um dia essas pessoas se liguem e mudem!

  14. acho que tem racismo e muito idiota pq nos todos somos iguais deus nos fez pra semos todos iguais essas pessoas que tem racismo nao tem coração pq deus a de castiga que tem racismo pq deus ama todos como nos somos bom e isso que eu acho ………
    bjs parabens vc fez um otimo trabalho
    nota 10,0
    sou profº de sociologia se fosse sua profº te daria nota maxima ta ………….

  15. gostei…… muito obrigado pois mim ajudou bastante

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

